Manchou com vinho? E agora? Removendo manchas.

Você não precisa ser um grande degustador para já ter travado batalhas com as manchas que vinhos tintos podem fazer. Em algum momento suas toalhas, roupas, sofás ou tapetes serão manchados com vinho, e nessa hora, o que devemos fazer? Se livrar dessas manchas pode não ser a tarefa mais fácil, mas também não é a mais difícil se alguns cuidados forem tomados.

Limpe agora, para não chorar depois

Quanto mais rápido tentar limpar a sujeira, menor a chance da mancha dar trabalho depois de seca. Procure retirar o excesso com um papel-toalha e lave a peça com água quente e sabão neutro. Pode até jogar um pouco de sal na mancha quando ainda molhada para retirar o excesso de líquido. Se usar o sal, cubra totalmente a mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, remova o sal e repita o processo até que fique claro. Depois é só lavar.

Pode tentar também, misturando sabonete líquido com água oxigenada. Como a água oxigenada é oxidante, ela fará o papel de branqueador, dissolvendo os pigmentos da mancha e tornando mais fácil a remoção com sabão ou sabonete.

Se a toalha manchada não puder ser removida no ato, o ideal é tentar mandar a mesma úmida, aplicando sabonete líquido e água quente.

Manchas secas

Manchas secas significam trabalho dobrado, afinal, agora o vinho vai estar entranhado nas tramas do tecido e para limpar tudo, seu trabalho será dobrado. Se as opções acima não funcionarem, pode tentar algumas opções mais invasivas, como o alvejante sem cloro. São menos agressivos e não vão desbotar o tecido, em especial os mais delicados. Sua vantagem é que pode ser usado em peças brancas e coloridas. Outra maneira colocar uma mistura de água e amoníaco em cima da mancha. Esfregue a área com uma escova e depois enxague para retirar o produto.

Em último caso, recorra aos alvejantes com clorosoluções de hipoclorito de sódio ou até mesmo cândida. As três alternativas irão remover todos pigmentos de cor do tecido, o deixando branco. Mas, é importante ter cuidado com a dose de produto, pois o cloro pode corroer o tecido.

Remover manchas de tecido não é uma ciência exata e, por isso, exige paciência e experimentação. Nem sempre a solução para a remoção da mancha de um vinho, funciona em todos os casos. Como sabemos, existem vinhos mais encorpados que vão exigir uma atenção maior e talvez mais arriscadas.