Isla Negra: Pablo Neruda e a casa de Isla Negra

Por causa do poder evocativo dos objetos que ele mantém e por causa de seu ambiente dominado pela presença do mar, a casa de Isla Negra é uma espécie de compêndio visual e material do imaginário poético de Neruda. O lugar foi originalmente chamado “Las Gaviotas“. O poeta renomeou Isla Negra por causa da cor de suas rochas e talvez porque ele pudesse se isolar para escrever.

Ao voltar da Europa para o Chile, em 1937, procurava um lugar para se dedicar ao seu General Canto, um grande livro sobre história e natureza americanas. “A costa selvagem de Isla Negra, com o movimento oceânico tumultuado, me permitiu me entregar com paixão à companhia da minha nova canção” – escreveu em suas memórias.

No inverno de 1943, o arquiteto catalão Germán Rodríguez Arias, o poeta começou uma série de extensões, que terminou em março de 1945. Naquela época não era fácil de construir nessa área: eles tiveram que transportar todos os materiais em carros de bois. A primeira intervenção importante foi a torre sem telhado, reminiscente da arquitetura mediterrânica europeia. Mais tarde, o poeta o cobriu para deixá-lo como as torres das casas de Temuco, a cidade em que ele passou sua infância.

Neruda escreveu: “O Oceano Pacífico saiu do mapa. Não havia onde colocá-lo. Era tão grande, bagunçado e azul que não cabia em nenhum lugar. É por isso que eles deixaram na frente da minha janela. “

A casa Isla Negra está inserida na paisagem costeira. Lá o mar com suas ondas, quebradores, praia e pedras, atualizou a enorme impressão que o poeta tinha quando, quando criança, ele confrontou o oceano pela primeira vez, em Puerto Saavedra. Então o mar se tornaria um dos cenários míticos de sua poesia.

As coleções mais importantes que são conservadas nesta casa estão ligadas ao mar: figuras de proa, réplicas de veleiros, barcos dentro de garrafas, conchas marinhas, dentes de baleia. Há também espaços que comemoram sua amizade com alguns poetas mortos, cujos nomes ele fez gravar nas vigas do bar. Outras coleções também são mostradas aos visitantes, como garrafas de formas estranhas, máscaras, sapatos velhos e cachimbos.

A Casa Museu Isla Negra, possui um sistema de áudio-guia. Este novo sistema, incluído na taxa de admissão, está disponível em inglês, francês, português, alemão, italiano e espanhol. Sua visita não requer reserva prévia. A entrada é feita por ordem de chegada.

Endereço: Poeta Neruda s/n, Isla Negra, El Quisco, Região de Valparaíso, Chile.

Para chegar lá você poderá alugar um carro, contratar um guia ou uma excursão. Recomendamos a The Road Magic Tour. São nossos parceiros a muitos anos e temos descontos para tours com eles. Para receber mais informações, clique aqui.